Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Colorado reafirmou na quinta-feira sua previsão de que a temporada de furacões de 2007 no Atlântico será mais movimentada do que o usual e contará com 17 tempestades tropicais, das quais nove se transformariam em furacões.Desses, cinco podem chegar à categoria 3 ou acima disso, com ventos de mais de 177 quilômetros por hora.
A previsão divulgada na quinta-feira não traz grandes alterações em relação ao que ficou estabelecido em um relatório do dia 3 de abril a respeito da temporada de seis meses que começa na sexta-feira.
Segundo os pesquisadores, havia uma chance de 74 por cento de ao menos um grande furacão atingir a costa dos EUA em 2007, com uma probabilidade de 50 por cento de que isso acontecesse no território banhado pelo oceano Atlântico e de 49 por cento na área banhada pelas águas do golfo do México.
Uma temporada padrão costuma ter 11 tempestades tropicais, das quais seis transformam-se em furacões (com ventos de mais de 119 km/h) e duas transformam-se em grandes furacões.
Outros meteorologistas do governo dos EUA ou de institutos de pesquisas também previram uma temporada mais agitada que o normal. Mas, até agora, nenhum deles falou sobre uma repetição da temporada recorde de 2005, quando 28 tempestades tropicais se formaram, das quais 15 transformaram-se em furacões, entre os quais o Katrina, que inundou a cidade de Nova Orleans e partes da costa banhada pelo golfo do México
Nenhum comentário:
Postar um comentário