segunda-feira, junho 18, 2007

Ressonância é melhor do que mamografia

Dois estudos conduzidos por oncologistas da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, revelam que a ressonância magnética é mais confiável do que a mamografia no diagnóstico do câncer de mama e também para detectar novos tumores em casos já diagnosticados.

Os resultados apresentados no início deste mês no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (Asco) também mostraram que tumores ipsilaterais (na mesma mama afetada) e contralaterais (na mama antes não afetada) possuem padrões distintos. No estudo que comparou os dois exames na detecção de câncer de mama ipsilateral - o primeiro estudo do gênero no país, os pesquisadores descobriram que exames de ressonância detectaram tumores não observados pela mamografia em 16% das 390 pacientes.

De acordo com uma das pesquisas, o exame de ressonância em toda a mama é importante especialmente para mulheres jovens, já que nessas pacientes os tumores tendem a ser mais agressivos. O segundo estudo, focado na detecção de câncer de mama contralateral, mostrou que o exame de ressonância detectou tumores não encontrados na mamografia em 3,2% das 401 mulheres estudadas.

Novas diretrizes, aprovadas em abril pela Sociedade Americana de Câncer, recomendam que as mulheres na faixa de alto risco de desenvolvimento de câncer de mama devem se submeter a exames anuais de ressonância magnética e mamografia a partir dos 30 anos de idade.

Nenhum comentário: