sexta-feira, junho 15, 2007

Espectroscopia num chip

A espectroscopia atômica é uma técnica capaz de determinar a composição química de um material por meio do seu espectro eletromagnético. Ela tem um amplo leque de aplicações, da determinação da composição química de outros planetas, até a estabilização da freqüência de raios lasers e a detecção de gases.

Agora, pesquisadores da Universidade da California, Estados Unidos, conseguiram pela primeira vez fabricar um equipamento de espectroscopia atômica totalmente integrado em um chip. Essa miniaturização deverá não apenas facilitar a utilização da técnica em suas aplicações normais, como abrir novas possibilidades de uso e exploração de novas tecnologias.

A espectroscopia atômica é baseada na interação da luz e da matéria, identificando as substâncias pelos comprimentos de onda da luz que elas absorvem ou emitem. Os equipamentos convencionais são grandes, caros e de manutenção difícil.

O novo chip de espectroscopia atômica contém tudo embutido, incluindo as células de vapor de rubídio e guias de onda de interconexão, tudo acessado por meio de fibras ópticas e mede menos de 1 centímetro quadrado. Isso permitirá o estudo de átomos e moléculas em uma plataforma minúscula, com todo o aparato óptico já integrado.

Nenhum comentário: