terça-feira, junho 19, 2007

Diabetes mata menos homens nos EUA

A taxa de mortalidade por diabetes entre os homens nos Estados Unidos entre 1971-2000 caiu significativamente, mas se manteve sem mudanças para as mulheres, segundo um estudo médico publicado nesta terça-feira que não especifica a causa desta disparidade de gênero.
A seção de Estatísticas e Epidemiologia da Divisão Diabetes dos Centros de Controle e Prevenção de Enfermidades (CDC) dos EUA analisou os dados nacionais de 20.000 pessoas na faixa de 35 a 74 anos de idade, acompanhando os participantes durante 12 anos. Ficou constatado que a taxa anual de mortalidade por todas as causas em homens diabéticos havia caído de 42,6 a 24,4 em cada grupo de mil. As doenças cardíacas, a principal causa de morte para os diabéticos, baixaram de 26,4 a 12,8 em cada grupo de mil ao ano. No entanto, entre as mulheres, não foi registrada quedas da taxa de mortalidade em nenhuma das categorias, segundo o estudo. A expectativa de vida para todas as categorias de americanos aumentou nos últimos 35 anos.
O pesquisador que liderou o estudo destacou que embora sua pesquisa não explicasse a disparidade de gênero na incidência da enfermidade, outros estudos sugerem que as mulheres avançaram menos em relação aos fatores de risco para doenças cardíacas que os homens nos últimos anos. Altos níveis de glicose se associam a diabetes e a enfermidades cardiovasculares.O diabetes, com freqüência causada por obesidade e uma dieta incorreta, afeta de forma crescente a população de países desenvolvidos nos últimos 20 anos.

Nenhum comentário: