sexta-feira, maio 18, 2007

Sobrevida Maior

As taxas de sobrevivência de todos os tipos de câncer quase dobraram nos últimos 30 anos na Inglaterra e no País de Gales, segundo cálculos de cientistas britânicos.

Os pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine constataram que a chance de sobrevivência de dez anos após o diagnóstico da doença subiu para uma média de 46,2%. Três décadas atrás, essa média era de 23,6%.

Já a chance de sobrevivência de cinco anos após o diagnóstico aumentou de uma média de 28%, há trinta anos, para os atuais 49,6%.

Os pesquisadores constataram também um aumento na taxa de sobrevivência de algumas doenças específicas no mesmo período: câncer de mama (de 54% para 79%), próstata (de 34% para 61%) e cólon (de 27% para 46%).

O estudo foi divulgado para dar impulso ao lançamento de uma campanha na Grã-Bretanha que visa aumentar ainda mais as taxas de sobrevivência a câncer. A campanha, da ONG britânica Cancer Research, estabelece dez objetivos para a Grã-Bretanha a serem alcançados até 2020.

As metas são:
1) 75% da população devem saber como reduzir o risco de câncer
2) O número de fumantes deve cair de 12 milhões para 8 milhões
3) Reduzir número de pessoas com câncer abaixo de 75 anos de um a cada quatro para um a cada cinco
4) Diagnosticar a doença mais cedo
5) Ter conhecimento detalhado das causas do câncer em dois terços dos casos
6) Melhores tratamentos com menos efeitos colaterais
7) Maior taxa de sobrevivência, com dois terços dos pacientes vivendo por cinco anos após o diagnóstico
8) Priorizar as áreas mais pobres - as taxas de mortalidade são maiores em 70% entre os homens e 41% entre mulheres comparadas com as regiões mais ricas
9) Fornecer as informações necessárias aos pacientes
10) Continuar a luta contra o câncer após 2020

Nenhum comentário: