terça-feira, janeiro 30, 2007

Engarrafamento Cerebral

Pesquisadores nos Estados Unidos descobriram uma razão plausível para a dificuldade que as pessoas têm de fazer duas coisas ao mesmo tempo.
Um "engarrafamento" ocorre no cérebro quando as pessoas tentam realizar duas tarefas simultâneas, mostra uma pesquisa.
Segundo ela, a atividade cerebral fica mais lenta quando se tenta executar uma segunda tarefa menos de 300 milésimos de segundo depois da primeira.
A descoberta, divulgada na publicação especializada Neuron, dá sustentação à exigência de proibição do uso de telefones celulares ao mesmo tempo em que o usuário dirige um veículo, disseram os pesquisadores.
Foi pedido aos participantes que apertassem uma determinada tecla ao usar um computador em resposta a um entre oito sons diferentes e a dizer uma sílaba em resposta a oito imagens diferentes.
Os pesquisadores da Universidade Vanderbilt usaram ressonância magnética para detectar mudanças na oxigenação do sangue do cérebro - uma forma de monitorar a atividade em diferentes regiões do cérebro.
Eles constataram que diversas partes do córtex não puderam processar duas tarefas de uma vez, levando a um "engarrafamento".
Mas quando as tarefas foram apresentadas com um segundo de intervalo, não houve atraso.
O líder do estudo disse que trabalhos científicos prévios haviam mostrado que as pessoas têm a limitação de fazer duas tarefas simples de uma vez - um fenômeno conhecido como "interferência da tarefa dupla".
Os pesquisadores disseram que o estudo foi especialmente relevante para tarefas que as pessoas têm que desempenhar em um ambiente complexo, tais como pilotar um avião.
Conversar em telefones celulares quando ao volante também é perigoso, dizem, porque os motoristas são bombardeados por informações visuais e muitas vezes e ainda conversam com passageiros.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que os pesquisadores diriam das mulheres que fazem a maquiagem enquanto dirigem? =) Beijinhos!