sexta-feira, dezembro 08, 2006

Clima e Saúde

Como as mudanças climáticas podem afetar a saúde humana e a produção de alimentos. O assunto será abordado por José Antônio Marengo Orsini, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Com a expectativa de secas e inundações em diferentes regiões do país, o trabalho desenvolvido no CPTEC ganha importância ainda maior. Um exemplo é um serviço lançado recentemente pelo centro, para que fenômenos meteorológicos que costumam provocar impactos na sociedade possam ser conhecidos com antecedência.

No quadro Reportagem Especial, o ouvinte conhecerá um panorama da luta pelo acesso às drogas que combatem o vírus HIV. Instituições brasileiras e estrangeiras têm entrado com recursos para o licenciamento compulsório de patentes de medicamentos.

Outros destaques do programa são um estudo que revela que população de aves no Pontal do Paranapanema ainda não sofreu todo o impacto que a devastação da mata nativa pode provocar e uma reportagem sobre a evolução das urnas eletrônicas no Brasil.

O programa Pesquisa Brasil é transmitido nos finais de semana pela Rádio Eldorado AM (700 kHz), sempre às 12h30 e 19h30 de sábado e às 14h de domingo. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

A partir da tarde de segunda-feira, os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa FAPESP, em www.revistapesquisa.fapesp.br.

Um comentário:

Anônimo disse...

A questão da mudança climática já foi abordada no programa ou eles tratam do assunto freqüentemente? Fiquei em dúvida sobre isso. O programa parece bom, espero que seja acessível também aos leigos. Beijinhos.