sexta-feira, outubro 27, 2006

Não amasse os remédios

Amassar remédios para torná-los mais fáceis de engolir pode causar efeitos colaterais graves e até 'ser fatal' em alguns casos, segundo alertam especialistas farmacêuticos. Eles dizem que os remédios são revestidos em cápsulas especiais que afetam o modo como o medicamento é assimilado pelo corpo. Ao se destruir o revestimento, prejudica-se, portanto, o processo de assimilação do remédio.

Calcula-se que 60% dos idosos tenham problemas para engolir remédios e que muitos enfermeiros amassam os medicamentos para ajudá-los.
Medicamentos que não devem ter seus revestimentos modificados incluem o tamoxifeno, que previne o câncer de mama e o anestésico morfina, entre outros. Ao se romper o invólucro do tamoxifeno, a pessoa pode respirar o medicamento, o que pode ser particularmente perigoso se ela estiver grávida. No caso da morfina, uma absorção muito rápida pode ser fatal. Os efeitos colaterais verificados quando se amassa a nifedipina, remédio para angina e pressão sangüínea, são tontura, dor de cabeça e um risco maior de ataque cardíaco.

Existem alternativas para pacientes com problemas para engolir medicamentos, como remédios em forma líquida ou para serem inalados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caramba, quando iria imaginar que é assim tão perigoso alterar o invólucro dos remédios?! Estou assustada... Beijinhos!