domingo, junho 22, 2008

Gelo em Marte

A NASA anuncinou esta quinta-feira que a sonda Phoenix encontrou gelo na superfície do planeta vemelho, uma descoberta crucial na busca por água e sinais de vida no vizinho planetário mais próximo da Terra.

A prova apareceu numa série de fotos enviadas pela sonda ao cavar sobre o círculo ártico de Marte, mostrando pedaços de material branco que pareceram derreter ao longo de vários dias.

A presença de água é fundamental para saber se a vida, mesmo na forma microbiana, existe ou já existiu em Marte. Na Terra, a água é um componente imprescindível à vida.

A Phoenix pousou em 25 de maio e descobriu o material branco sob poucos centímetros de solo. A NASA estava cautelosa quanto a composição do material pois ele poderia ser sal. Entretanto, uma seqüência de fotos mostrou os pedaços desaparecendo lentamente, confirmando a informação de que se tratava de água congelada.

Embora a descoberta seja fascinante, é apenas o primeiro passo na missão principal da Phoenix: determinar se a água já fluiu em Marte e se a vida existe no planeta em qualquer nível.

Nas próximas semanas, a equipe científica da missão irá analisar o gelo e o solo para determinar sua história geológica e buscar material orgânico.

6 comentários:

Unknown disse...

ola, nos do Laboratório de Divulgação Ciêntifica (dfm.ffclrp.usp.br/ldc) precisamos do seu email para contato. por favor entre em contato conosco em ldc.abc@gmail.com
muito obrigado

Anônimo disse...

I am reading this article second time today, you have to be more careful with content leakers. If I will fount it again I will send you a link

Anônimo disse...

I read about it some days ago in another blog and the main things that you mention here are very similar

Anônimo disse...

get cheap AmvWGDYk [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/]gucci online outlet[/URL] , for special offer BvvlIZpj [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ ] http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ [/URL]

Anônimo disse...

click DcRdEAXI [URL=http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/]fake designer bags[/URL] , just clicks away OrgYqZVM [URL=http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/ ] http://www.cheapdesigner--handbags.weebly.com/ [/URL]

Luccas disse...

Olá, sou um dos administradores da página / site Projeto Plêiades ( http://www.projetopleiades.com ), gostaria de saber vocês teriam interesse numa parceria para melhor de divulgação de ambos os sites, por meio de troca de links entre os sites.