quinta-feira, maio 24, 2007

Precisa-se de voluntários

O Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercício (Cepe) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está recrutando voluntários para três pesquisas sobre distúrbios do sono. Os trabalhos serão feitos em São Paulo no Cepe, localizado próximo à estação de metrô Santa Cruz, na zona sul da cidade, e não terá custo para os interessados que se disponham a participar.

O primeiro estudo pede homens com idade entre 65 anos e 80 anos, para participar de um programa de exercícios físicos em esteira e/ou musculação. O objetivo é avaliar o efeito da prática regular de exercícios sobre a capacidade funcional, o sono e a memória de idosos. Os interessados não podem apresentar doenças crônicas.

Outra pesquisa tratará da influência de três diferentes tipos de exercício físico no padrão de sono de pacientes com insônia. Apesar de levantamentos anteriores apontarem que um terço da população adulta diz ter dificuldades em iniciar ou manter o sono, cientistas estimam que apenas 10% dessa população tenha de fato problema crônico.

Os pesquisadores do Cepe pretendem avaliar o efeito agudo e crônico de diferentes tipos de exercício físico (aeróbio contínuo, aeróbio intervalado e resistido) no padrão de sono de pacientes com insônia crônica primária. Para tanto, serão selecionados 80 pacientes com insônia (homens e mulheres) com idades entre 30 e 55 anos. O estudo terá duração de seis meses.

O terceiro estudo pretende avaliar a influência dos diferentes tipos de exercício físico (esteira, bicicleta e musculação) no padrão e na eficiência do sono de indivíduos sedentários. Serão selecionados homens e mulheres clinicamente saudáveis com idades entre 18 anos e 60 anos. Os voluntários serão submetidos a exames polissonográfico – que permitem medir contrações musculares e alterações neurofisiológicas que ocorrem durante os diversos estágios do sono –, de sangue e composição corporal. Além disso, realizarão um programa de exercício físico semanal, três vezes por semana, durante seis meses.

Mais informações:
Estudo sobre idosos: projetoidosos@hotmail.com ou (11) 5572-0177 / 5083-6900

Estudo sobre insônia crônica primária: gisasoares@hotmail.com ou (11) 5572-0177

Estudo sobre sono e exercício: (11) 5572-0177

Nenhum comentário: