segunda-feira, abril 30, 2007

Ver de novo

Implantes cerebrais podem ser a solução para algumas doenças da visão, sugere estudo realizado na Escola de Medicina de Harvard (Estados Unidos) e publicado esta semana na revista PNAS .
A pesquisa indica uma possível alternativa para restaurar a visão de quem sofre de doenças em que a atividade cerebral relacionada a esse sentido continua intacta, como o glaucoma e a degeneração macular.
Em testes feitos com macacos, foram implantados eletrodos em uma região do tálamo responsável por transmitir informações da retina ao córtex visual. No experimento, os pesquisadores analisaram o movimento dos olhos dos macacos em resposta a estímulos visuais e simulações elétricas no cérebro. Nos dois casos, os animais olhavam para o mesmo ponto. Ainda não se sabe se, ao receberem as simulações elétricas, os macacos de fato enxergaram. Mas os cientistas afirmam que alguma atividade análoga à visão foi registrada.
Apesar de ainda não ter sido testada em humanos, a técnica é um avanço no desenvolvimento de futuras próteses restauradoras da visão.

Nenhum comentário: