sexta-feira, abril 27, 2007

Nanofármacos Brasileiros

Com pouco mais de um ano de existência, a Incrementha é um bom exemplo da importância da pesquisa e da inovação no setor farmacêutico. A empresa tem 30 projetos de pesquisa em andamento e seis depósitos de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Abrigada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP), a Incrementha investiu cerca de R$ 4 milhões em projetos no primeiro ano e deve destinar, em 2007, outros R$ 12 milhões para o desenvolvimento de novas combinações de moléculas e para o custeio dos estudos clínicos de algumas linhas de pesquisa. A empresa é uma parceria dos laboratórios Biolab e Eurofarma.

O primeiro produto da Incrementha que deverá chegar ao mercado foi apresentado na quarta-feira (25/4), em São Paulo. Trata-se de um anestésico de uso tópico para uso em pequenas cirurgias na pele, desenvolvido em parceria com pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A inovação está em uma nanocápsula biodegradável que transporta o medicamento para regiões específicas. O anestésico penetra e se concentra apenas nas terminações nervosas da pele, não sendo absorvido pela circulação sangüínea e diminuindo as chances dos efeitos colaterais.

Entre os benefícios do nanofármaco estão a diminuição da dose recomendada e o aumento da potência do princípio ativo e do tempo de duração do efeito terapêutico. O produto em escala comercial deverá chegar ao mercado em menos de dois anos.

Um dos enfoques da empresa é desenvolver plataformas tecnológicas que possam servir como veículo-padrão para o transporte de outros medicamentos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não acredito que seja para já um meio de desenvolvimento de fármacos fiaveis... Gostava de saber se a nanotecnologia não será um passo para a imortalidade. A capacidade de uma nanoparticula pode chegar a ser infinita.
Podem ser modificadas todas as estruturas de uma célula até a propria função. Será que podemos chegar a criar um superhomem?