sexta-feira, março 16, 2007

Videogame contra Alzheimer

O próximo lançamento para o PlayStation3 (PS3) não causará dor nos polegares. Ao invés disso, irá ajudar os pesquisadores a descobrirem novas drogras para o mal de Alzheimer. Em breve, usuários do videogame irão participar de simulações para estudar como as proteínas se dobram de modo a prejudicar os pacientes de Alzheimer. As pesquisas irão acelerar muito se muitos jogadores participarem.

As células constrõem proteínas ao encadearem amino ácidos. A cadeia espontaneamente se dobra em uma forma tridimensional que permite à proteína realizar várias tarefas. Os cientistas suspeitam que algumas doenças como o Mal da vaca louca, Parkinson e Alzheimer sejam resultado de torções erradas, que levam a um emaranhado que atrapalha as funções cerebrais. Entretanto, a simulação do processo, a fim de compreendê-lo, é muito complexa, mesmo para os computadores mais velozes.

Com o PS3, jogadores poderão participar do projeto Folding@Home (FAH), que divide as simulações complexas em tarefas menores e as envia para computadores pessoais, responsáveis pelo trabalho de realizar os cálculos no tempo ocioso, de um modo semelhante aos programas de proteção de tela. Ao final dos cálculos, os computadores do FAH reunem os dados num painel completo de como uma proteina muda de forma.

Até agora o projeto já inclui 200 mil computadores pessoais, que foram capazes de reduzir um cálculo de 30 para apenas dois ou três anos. Entretanto, chegou-se a um certo ponto em que não adianta mais adicionar novos computadores, pois os cálculos não podem ser mais divididos.
Com o PS3, espera-se que a arquitetura do microprocessador Cell possa realizar os cálculos numa velocidade 20 vezes maior que os computadores comuns.

Os projetistas da Sony tentaram fazer com que a simulação se pareça com os jogos: a proteína se dobra na tela em tempo real de cálculo, e os usuários possuirão recursos de zoom, rotação e monitoramento das simulações. Além disso, poderão saber em que outros lugares do mundo estão sendo feitos cálculos.

Os pesquisadores esperam que várias proteínas sejam estudadas de uma só vez, ou que se possa estudar com velocidade o efeito de diferentes produtos químicos e mutações nas proteínas.

Mais informações: http://folding.stanford.edu/

5 comentários:

Anônimo disse...

Essa idéia é muito bacana, vou até virar fã de PS. Beijinhos.

Admin. disse...

A comunidade de utilizadores PS3, juntou-se ao Portugal@Folding por uma causa nobre. Quando não jogamos, estamos a Foldar, sentimo-nos orgulhosos por cada WU que fazemos. Vamos unir-nos e trabalhar todos em conjunto.
Ajudem esta causa

foldingps3team.blogspot.com

Admin. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Excelente projeto!
Processamento compartilhado unindo diferentes setores.