quinta-feira, março 15, 2007

Tempo Quente

O mundo acabou de passar pelos meses de janeiro e dezembro mais quentes desde o início dos registros, em 1880, disse na quinta-feira a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), agência do governo norte-americano que monitora essa estatística.O dado se refere à temperatura da terra e do oceano em todo o planeta entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007.

O recorde se deve em grande parte às elevadas temperaturas globais de janeiro. Contribuíram para o recorde a tendência de aquecimento global e o fenômeno El Niño em escala moderada no Pacífico.O segundo inverno boreal mais quente foi o de 2004, e o terceiro mais quente, em 1998. Todos os dez anos mais quentes da história foram registrados desde 1995.A temperatura combinada para o período dezembro-fevereiro foi 1,3 grau Celsius acima da média do século 20, segundo a agência.

As temperaturas estiveram acima da média nesse período no Sudeste do Brasil, na Europa, na Ásia, no oeste da África e na parte nordeste dos Estados Unidos. Em parte da Arábia Saudita e na região central dos EUA a temperatura esteve inferior à média.A temperatura na superfície emersa durante o inverno boreal foi também a mais quente registrada. Nos oceanos, este inverno empatou com o de 1997/98.Ao longo do último século, a temperatura da superfície global aumentou cerca de 0,11 grau por década, mas o ritmo triplicou desde 1976 -- 0,32 grau por década, com alguns dos maiores aumentos sendo registrados nas latitudes mais elevadas (a área mais fria) do Hemisfério Norte.

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois disso tudo, queria saber o que esperar para o outono. Beijinhos.