segunda-feira, março 12, 2007

Construção: Faça você mesmo!

Pesquisadores do Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão criando uma série de soluções para uma situação bem conhecida dos brasileiros: a autoconstrução.

Com base nos conceitos de “faça você mesmo”, o grupo desenvolveu kits para montagem de coberturas e para coleta de água da chuva que podem ser usados em mutirões e programas de habitação de interesse social. Os produtos deverão estar no mercado em julho. O próximo passo é o desenvolvimento de móveis-divisória.

De acordo com o grupo, grande parte da construção brasileira é feita em mutirões, mas os componentes de mobiliário não são projetados considerando essa realidade. Espera-se que o usuário possa montar os kits sem ajuda ou ferramenta especial. Com isso, reduz-se o desperdício e o custo do transporte.

O módulo de cobertura tem peças de MDF, um material leve e reciclável, e chapas de aço galvanizado. Os pregos são substituídos por encaixes. A equipe estima um custo até 60% menor do que o de coberturas tradicionais.

Nenhum comentário: