terça-feira, março 13, 2007

Campeões da Matemática

Os vencedores da 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2006), considerada o maior projeto educacional do país em número de participantes, foram anunciados nesta segunda-feira (12/3).

Participaram mais de 14 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio de 32.655 escolas da rede pública distribuídas pelos 27 Estados da federação. Trezentos estudantes foram contemplados com medalhas de ouro, 405 com medalhas de prata, 405 com medalhas de bronze e 33 mil com menções honrosas. Foram distribuídas 2.002 bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os professores dos cem melhores alunos serão contemplados com um estágio de capacitação no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, e as melhores escolas de cada Estado serão premiadas com a instalação de laboratórios de informática e certificados de mérito nacional.

Os objetivos da competição são descobrir jovens talentos, estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino por meio da resolução de problemas que despertem o interesse dos participantes. Habilidades para o desenvolvimento do raciocínio lógico, conhecimento técnico e senso crítico foram alguns critérios avaliados.

A lista completa com os nomes dos ganhadores está disponível no site http://www.obmep.org.br/.

Nenhum comentário: