segunda-feira, janeiro 15, 2007

Olhe para o Céu

Observadores no Hemisfério Sul têm a oportunidade de ver o brilho do cometa McNaught logo após o pôr-do-sol desta segunda-feira até provavelmente o fim de janeiro. Quem quiser apreciar o fenômeno deve esperar o Sol baixar e olhar na direção do poente, de um local onde o horizonte esteja desobstruído.
McNaught está perto da linha do horizonte, portanto poluição ou neblina podem impedir a observação do cometa. Há relatos de pessoas que já viram o fenômeno no Paraná, no Rio Grande do Sul e em São Paulo.
Nos próximos cinco dias, o cometa deve estar visível a olho nu. No entanto, à medida que se afastar do Sol, serão necessários instrumentos como telescópio ou luneta para vê-lo. Embora o cometa seja de tamanho médio, ele tem um brilho mais intenso do que o normal, pois está passando na linha entre a Terra e o Sol. Na última sexta-feira, quando podia ser obervado do Hemisfério Norte, McNaught fez sua passagem mais próxima ao Sol.
Este é o mais brilhante cometa visto da Terra em pelo menos 30 anos. O brilho intenso pode ajudar os pesquisadores a conseguir novas informações sobre a composição do cometa.
O objeto foi descoberto há cinco meses pelo astrônomo Robert McNaught, que lidera na Austrália uma pesquisa de observação de objetos próximos à Terra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa, queria ter visto... Beijinhos!