quarta-feira, dezembro 06, 2006

Tempo Quente

Especialistas de um projeto transeuropeu para investigar a mudança climática nos Alpes, asseguram que as montanhas da Europa Central vivem atualmente o seu período mais quente em 1.300 anosl.
A conclusão surgiu após um estudo patrocinado pela União Européia (UE), que analisou durante três anos o clima na cadeia montanhosa. Os dados obtidos por especialistas de Áustria, Alemanha, Itália, França, Suíça e Grã-Bretanha remontam ao século VIII. Os profissionais estudaram arquivos relativos ao clima e investigaram a fundo o gelo glacial e os anéis das árvores para determinar a evolução do clima na região alpina.
De acordo com um dos pesquisadores, na Idade Média, entre os séculos X e XII, houve períodos de aquecimento, embora o quadro atual supere o daquela época.
Até 1890 viveu-se na região dos Alpes uma limitada "Idade do Gelo", com uma máxima extensão dos glaciais.
Entretanto, quando as indústrias começaram a emitir em grande escala gases contaminantes, como o dióxido de carbono, o metano e outros, iniciou-se um período obscuro para o clima regional, de acordo com o cientista.

Um comentário:

Anônimo disse...

O estudo mencionava qual foi a mudança na temperatura ao longo dos anos? Poxa, a emissão de gases contaminantes interfere até nos Alpes, tenho pena do planeta. Beijinhos.