sexta-feira, novembro 10, 2006

Fuso Horário Perigoso

Pesquisadores da Universidade da Virgínia descobriram que ratos expostos a mudanças semelhantes às vividas por seres humanos com horários irregulares morrem mais cedo.
Eles analisaram como ratos jovens e idosos reagiam a mudanças no equilíbrio natural entre dia e noite. Para isso, os ratos foram divididos em grupos. Um desses grupos teve os relógios avançados em seis horas, uma vez por semana. Com isso, os ratos passaram menos tempo no escuro. O outro grupo teve os relógios atrasados em seis horas, passando mais tempo no escuro.O terceiro grupo não sofreu mudanças nos horários.


Os animais mais jovens aparentemente não foram afetados pelas mudanças. Mas, entre os ratos idosos, apenas 47% dos que tiveram noites mais curtas sobreviveram. O número subiu para 68% entre os que tiveram noites mais longas e 83% para os ratos que não sofreram mudanças.
Os cientistas acreditam que as reações fisiológicas do corpo ao ritmo circadiano (o ciclo natural do sono) sejam bastante complexas, mas seus efeitos ainda não foram totalmente compreendidos.
Nos ratos idosos, por exemplo, o stress crônico não aumentou. Esse tipo de stress, que pode ser medido pelos níveis do hormônio corticosterona, é frequentemente citado como a causa de problemas de saúde entre pessoas com turnos irregulares.


Mas, segundo os cientistas americanos, a razão do aumento da mortalidade nos ratos pode ter ligações com a falta de sono ou as alterações sofridas pelo sistema imunológico.
Outra possibilidade é que a fragilidade e as alterações ao sistema circadiano causadas pela idade significam que os ratos idosos têm menos capacidade de tolerar mudanças nos ciclos de luz.
De acordo com os pesquisadores, o estudo é importante mas não é razão para pânico entre os trabalhadores em turno ou os viajantes que atravessam vários fusos horários. Deve-se ter em mente, entretanto, que esses hábitos podem ser perigosos em longo prazo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse post me assustou. Preciso começar a cuidar melhor dos meus horários. Beijinhos.