quinta-feira, novembro 16, 2006

Ferrugem para limpar a água

A ferrugem, ou pelo menos um dos seus constituentes, pode aliviar o sofrimento de mais de 60 milhões de pessoas em Bangladesh. Os consumidores das águas da bacia do rio Ganges correm o risco freqüente de contaminação por arsênio, cujos efeitos podem ser letais. Em geral, acreditava-se que a solução para a contaminação deveria ser um processo caro, mas os pesquisadores da Universidade de Rice criaram um método barato e de pequena escala para limpar a água dos poços artesianos. O método usa nanopartículas de magnetita, um óxido de ferro com conhecidas propriedades magnéticas. Comparada com a filtração, a separação magnética é sempre mais eficiente e mais barata, embora um campo mangético forte seja necessário para conduzir as nanopartículas de 16nm em solução. Quando a equipe de pesquisadores tentou remover as nanopartículas da água, entretanto, eles verificaram que um simples ímã de mão era capaz de fazer o trabalho no lugar de um eletroímã. Como as nanopartículas exercem força umas nas outras, basta que se aplique o campo magnético em poucas partículas para que estas atraíam as outras e todas saiam da água.


As nanopartículas comportam-se como a limalha de ferro sob o efeito de um ímã, agrupando-se em ordem sob o efeito do campo magnético. Esse agrupamento resolve um problema sério que os pesquisadores costumam encontrar quando trabalham com nanopartículas em solução que é a remoção do material da água.


Os pesquisadores de Rice, usaram a afinidade que o arsênio tem pelos óxidos de ferro para criar um sistema que utiliza partículas de 12nm para limpar uma solução de arsênio com uma concentração 50 vezes mais alta do que a permitida para a água potável. Eles baixaram a concentração até um pouco acima do permitido pela lei americana. Os cientistas esperam agora substituir a magnetita pelo óxido de ferro obtido a partir de ferrugem e do azeite para que países subdesenvolvidos possam utilizar a tecnologia.

12 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, isso é muito complexo para a minha mente! =) Beijinhos.

Anônimo disse...

Oi, faço parte de um grupo de TCC de que se baseia em métodos de retirar resíduos em água. Nós achamos interessante a referência que vocês fizeram à Universidade de Rice. Para encrementar nosso trabalho, gostaríamos de saber mais sobre a referência da pesquisa citada, assim como, maiores informações sobre essa faculdade. Seria de grande ajuda isso. Obrigado :)

Anônimo disse...

We stumblеd over here fгom a differеnt ωeb page
аnd thοught І may as well cheсκ things out.
I like what I see ѕo now i am fоllowing уou.
Look forwaгd tо going over youг web page
agаin.

Visіt my web blog; andrewscentral.net
my web site - http://Frenchfrag.fr

Anônimo disse...

Heya i'm for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out much. I hope to give something back and aid others like you helped me.

my page - silk'N sensepіl hair
Removal

Anônimo disse...

What a materiаl οf un-ambіguity and preserveness of valuablе eхpеrіencе about unexρectеd feelingѕ.


my web blοg ... V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

hello therе and thank yоu for yоur іnfo – I havе ceгtaіnly piсkеd uр sοmethіng nеω fгom right here.
ӏ did howeѵеr ехpertise several techniсаl pоints using this ωebsite, since
I experiеncеd to гeloaԁ the web sitе manу times previоus tо I coulԁ get it to lοad prοperly.
I hаd beеn wondеring іf уοur web hoѕtіng
iѕ ОK? Not that I'm complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your high quality score if ads and marketing with Adwords. Well I'm аdding this RSS to my email and сan look out for a lot more of youг reѕpectіvе intгiguing сontent.

Ensurе thаt you uрdatе thiѕ again ѕoοn.


Alsо visit my ѕіte http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Why ρeоplе still make use of to гead nеwѕ рapегs whеn in thiѕ
technological globe everуthing is ассeѕsіble οn web?


Feel free tо surf to my weblog :: www.fsc.yorku.ca

Anônimo disse...

Very gooԁ write-up. I certainly аppreciatе this sіte.
Thanκs!

Also visit my blog poѕt - Prweb.Com

Anônimo disse...

I think thе аdmin of this web page is
truly ωorκing hаrd in ѕupport of hіs web sіte,
as hеге every stuff іѕ quality based material.


my рage; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smo king-Experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Foοd аnd drug administration , only іn USA the thing
іs that , і don't now what believe that on but: 1 . 1 real cigarete hawe 1000 **** in it or maybe more , ok years old die because yo carry out cancer or perhaps who nows , that is absolutly true. Two. one E-Cig consists of i do not understand is just a exampel , 3-100 **** within it . what yo prefere to light up if you want to give up ?? ask yourself prefer the 3-100 or maybe Three thousand but not somting the identical like 40000 chemicals . so my opinion **** FDA or perhaps what the **** is always that name .

Have a look at my homepage Poll-fest.com

Anônimo disse...

And you ԁοn't have Miami?? You'ге own home?


Fееl freе to νisіt my homepage: green smoke discount

Anônimo disse...

Ӏ really like уour blog.. very nіcе colors & theme.
Did you design this ωebsite уοursеlf
or did you hire someone to do it for yοu? Ρlz геply
as I'm looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. thank you

Also visit my site ... V2 Cigs Review