quarta-feira, outubro 04, 2006

O nome deste blog

Um extrator Soxhlet é usado em um laboratório químico com a função de extrair compostos contidos num sólido, através de um solvente. Assim como o Soxhlet é capaz de retirar essências de ervas e plantas, pretendo colher na imprensa assuntos científicos de interesse geral e apresentá-los aqui de uma forma interessante e atraente.

Este não será um site para especialistas, nem uma página feita de "nerds para nerds". Aqui o público leigo terá chance de entender e opinar sobre ciência e tecnologia. Estamos imersos em uma sociedade cada vez mais deslumbrada com os avanços da tecnologia, da medicina e da ciência em geral. Cabe então perguntar se a opinião pública está bem-informada para entender, analisar e debater esses avanços.

Vivemos numa época muito especial, que carrega novas oportunidades e desafios como nenhuma outra. Para comparar, lembremos que Monteiro Lobato batizou de "Era dos Milagres" a chegada da eletricidade. Como ele chamaria uma era em que despontam de uma só vez a nanotecnologia, biotecnologia, tecnologia da informação e as ciências cognitivas (NBIC)?

A convergência das tecnologias NBIC irá nos levar a um novo mundo com conseqüências sociais ainda imprevisíveis. Não podemos, nem devemos ser espectadores passivos dessas mudanças.

Para dar minha contribuição na divulgação desses temas ao mesmo tempo tão áridos e tão importantes, crei este blog.

Espero que seja útil.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da idéia do blog, acredito que uma iniciativa como essa, de tratar de ciência para leigos e não apenas para iniciados, é muito bem-vinda, já que não há como negar que as mudanças trazidas por ela afetam a todos. Parabéns!

Ítalo M. R. Guedes disse...

Eduardo, excelente idéia, seus posts estão realmente bem escritos. Há alguns meses me propus algo semelhante. Dê uma olhad em pedogeo.blogspot.com
Ítalo.