segunda-feira, junho 11, 2007

Repúdio

Hoje pela manhã, diversos portais de notícias na internet e alguns jornais brasileiros publicaram uma peça publicitária da empresa H2M - a serviço da Citröen - que fazia-se passar por uma reportagem científica. Na suposta matéria, informava-se que o asteróide Pallas-2 iria chocar-se com a Terra neste ano. Apenas no fim da "reportagem" havia um sutil aviso de que se tratava de publicidade.
Numa sociedade onde poucas pessoas têm interesse pela Ciência, na qual psêudo-ciência e crendice possuem mais espaço nos meios de comunicação do que as pesquisas sérias, é lamentável que uma empresa de publicidade faça uso de uma estratégia tão infeliz de divulgação de um produto novo. Este episódio infame merece o repúdio de todos aqueles que se preocupam com a divulgação científica.
Espera-se que as empresas de comunicação que publicaram o tal anúncio retratem-se. A ética foi duramente golpeada hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa "estratégia" publicitária foi mesmo muito feia. Não há mais respeito por nada. Beijinhos.