quarta-feira, junho 06, 2007

Messenger

Antes do destino final, uma breve parada. Lançada em 2004, a espaçonave Messenger tem como missão aumentar o conhecimento humano sobre Mercúrio, o menos explorado dos planetas rochosos do Sistema Solar. No caminho, os cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, aproveitaram para passar por Vênus.

O Messenger sobrevoou nesta terça-feira (5/6) o vizinho terrestre em manobra para usar a gravidade do planeta como impulso para continuar a viagem até Mercúrio, onde deverá chegar em janeiro. A oportunidade de estar próximo a Vênus foi aproveitada pelos cientistas para realizar diversas medições com instrumentos a bordo da nave.

Um dos aparelhos, construído por pesquisadores da Universidade do Colorado, tomou medidas das espessas nuvens e da superfície escondida do segundo planeta a partir do Sol. A ocasião também serviu para testar o equipamento, chamado de Espectrômetro da Composição Atmosférica e da Superfície de Mercúrio (Mascs, na sigla em inglês).

Com sete instrumentos a bordo, o Messenger deverá ser o primeiro veículo construído pelo homem a orbitar Mercúrio e o primeiro a enviar dados do planeta mais denso do Sistema Solar depois da Terra. Para entrar em órbita de Mercúrio, o Messenger terá que percorrer 8,1 bilhões de quilômetros e dar 13 voltas em torno do Sol.

O primeiro sobrevôo por Mercúrio será em janeiro, a uma velocidade de cerca de 233 mil km/h. O segundo será em outubro e o terceiro em setembro de 2009. Em março de 2011, os cientistas responsáveis pela missão esperam que a espaçonave entre em órbita do planeta.

Mais informações: www.nasa.gov/mission_pages/messenger/main

Um comentário:

Unknown disse...

Hello Fren,

I like your blog style and posting . I am also interesting in blog and blog name is :

www.peacecatch.blogspot.com
www.namastenepa.blogspot.com

Please check and comment me