sexta-feira, junho 22, 2007

Contagem Regressiva

Técnicos do Laboratório de Integração e Testes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) concluíram na terça-feira (19/6) os ensaios ambientais da carga útil do VSB-30. O foguete de sondagem deverá ser lançado em julho da base de Alcântara, no Maranhão, na denominada Operação Cumã II.
Segundo o Inpe, após a verificação do balanceamento, da propriedade de massa, do centro de gravidade e de inércia, foram realizados testes de vibração, etapas essenciais para antecipar o comportamento da carga durante as diferentes fases do vôo. Pela primeira vez no Brasil, os técnicos puderam fazer a análise estrutural de um módulo de foguete durante os ensaios de vibração.
Desenvolvido pelo IAE em cooperação com a Agência Espacial Alemã, o VSB-30 é um foguete para a realização de experimentos científicos em ambiente de microgravidade. Levando nove projetos de instituições de pesquisas e universidades brasileiras, esse será o quarto vôo do VSB-30. O primeiro serviu para a qualificação do foguete e também partiu de Alcântara. Os dois lançamentos seguintes ocorreram na Suécia e levaram experimentos alemães.
A operação Cumã II faz parte do Programa Microgravidade da Agência Espacial Brasileira (AEB), que possibilita a universidades e institutos de pesquisa a realização de experimentos em ambiente de baixa gravidade. No vôo, que terá apogeu de 282 quilômetros, o tempo para realização dos experimentos será de seis minutos e meio. A duração total será de aproximadamente 20 minutos.
O VSB-30 levará experimentos do Inpe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade de Engenharia Industrial, da Universidade Federal de Santa Catarina, da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Federal de Pernambuco e do Instituto de Aeronáutica e Espaço. Também estará a bordo um experimento binacional, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária em parceria com uma universidade alemã.

Nenhum comentário: