terça-feira, maio 15, 2007

Fetos em Perigo

Pesquisadores espanhóis alertaram ontem que 100% das mulheres grávidas têm pelo menos um tipo de pesticida na placenta, camada que deveria proteger o feto. Segundo eles, a contaminação da placenta deveria ser melhor investigada.
O estudo da Universidade de Granada, na Espanha, advertiu que o meio ambiente foi de tal forma afetado por substâncias produzidas pelo homem, que danos ambientais precisam ser considerados com mais seriedade em todas as fases do desenvolvimento humano.

Muitos poluentes são inadvertidamente absorvidos pelo corpo humano a cada dia, seja pela simples inalação ou pela ingestão de alimentos. Boa parte dessas substâncias é eliminada pelo organismo, mas uma parcela pode ser assimilada e acumulada nos tecidos por meio de alimentos.
Os cientistas espanhóis analisaram dados de 308 gestantes atendidas no hospital universitário de Granada, de 2000 a 2002. O resultado mostrou que 100% das gestantes tinham pelo menos um tipo de pesticida na placenta, mas muitas chegavam a ter oito ou mais tipos dessas substâncias. A contaminação pode ser evitada por meio de dieta equilibrada, exercícios diários e controle do tabagismo.

Nenhum comentário: