segunda-feira, abril 02, 2007

Mais energia solar

A União Européia deve ter até 2013 um parque de produção de energia solar com 300 megawatts de potência total, capaz de abastecer mais de 300 mil residências.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira em Bruxelas, durante a inauguração da primeira central do futuro parque termoelétrico, construída em Sevilha, no sul da Espanha.
Chamada PS10, a primeira central tem capacidade para produzir 23 gigawatts de eletricidade por ano, quantidade suficiente para abastecer uma localidade de até 10 mil residências.
Com essa produção de energia solar, a UE poderá deixar de emitir anualmente quase 16 mil toneladas de CO2.
A PS10 é a primeira planta termoelétrica da Europa que produz energia por meio de concentração solar.
Com essa tecnologia, 624 espelhos móveis (heliostatos), cada um com 120 metros quadrados de superfície, direcionam a radiação solar a uma torre de 115 metros de altura. Ali, a radiação é concentrada em um receptor e transformada em eletricidade por uma usina de vapor.
Na quarta-feira, Portugal inaugurou o que classificou de "a maior usina de energia solar do mundo", uma central capaz de fornecer eletricidade a até 8 mil residências.
Construída por empresas portuguesas e americanas, perto da cidade de Serpa, na região do Alentejo, no sul do país, a usina funciona com tecnologia fotovoltaica, diferente da espanhola, mas que não perde nada em eficiência.

2 comentários:

João Ventura disse...

"Chamada PS10, a primeira central tem capacidade para produzir 23 gigawatts de eletricidade por ano, quantidade suficiente para abastecer uma localidade de até 10 mil residências."

O gigawatt é uma unidade de potência, não de energia!

Num blogue de ciência, é necessário algum cuidado com estas "minudências" :)

Eduardo Cassús disse...

Caro João, o primeiro parágrafo diz claramente que "A União Européia deve ter até 2013 um parque de produção de energia solar com 300 megawatts de potência total."
E o parágrafo que você citou fala em potência elétrica e não em energia.
Lembre-se que um volt multiplicado por um ampére vale um watt