sexta-feira, março 23, 2007

Vermicida vira droga

O órgão que regula a venda de remédios na Grã-Bretanha fez um alerta sobre o uso um vermicida como droga recreativa por jovens do país.
As pílulas de BZP (benzilpiperazina) estão sendo vendidas em danceterias como um “barato legalizado e à base de ervas”, apesar de a droga ser completamente sintética.
O principal ingrediente no remédio, a piperazina, é normalmente usado como vermicida em animais e seres humanos. Mas a droga também age como um estimulante, com efeitos similares aos da anfetamina.
A Agência Reguladora de Remédios e Saúde (MHRA, na sigla em inglês), alerta que a droga pode causar problemas de saúde, como tontura, vômitos, taquicardia, diarréia e reações alérgicas.
A droga é classificada como um produto medicinal e pode ser vendida em farmácias.
Entretanto, a MHRA já confiscou milhares de pílulas de piperazina produzidas e vendidas sem licença e está planejando processar os importadores, vendedores e produtores dessas versões ilegais do remédio.
Várias lojas retiraram o produto de circulação, mas outras dizem que o BZP evita que jovens consumam outras drogas mais pesadas.

Nenhum comentário: