quinta-feira, março 08, 2007

Matéria Escura

Pesquisadores podem ter descoberto por que algumas galáxias pequenas em torno da Via Láctea e da galáxia de Andrômeda são tão ricas em matéria escura, o material invisível que forma a maior parte do Universo. A resposta está nas galáxias maiores e mais luminosas em suas proximidades. Simulações indicam que as coronas de milhões de graus em torno dessas galáxias maiores podem ter arrancado boa parte do gás visível em suas vizinhas mais jovens, enquanto deixavam matéria escura para trás.
Cientistas acreditam que todas as galáxias, grandes e pequenas, devem ter começado da mesma forma - como uma concentração de matéria escura com um disco de matéria visível no centro. No entanto, certas galáxias pequenas, chamadas esferoidais anãs, são escuras demais para seu tamanho; algumas contêm cerca de 100 vezes mais matéria escura por estrela que a Via Láctea e são milhões de vezes menos luminosas. Elas também tendem a se agrupar em torno de galáxias maiores, como a nossa. A grande questão é por quê isso acontece.
Em novas simulações computadorizadas da formação de galáxias, cientistas da Universidade de Zurique descobriram que há 10 bilhões de anos, as mais escuras entre as esferoidais atuais estavam se formando em torno de galáxias grandes envoltas no mesmo meio, contendo gás visível e matéria escura - de forma muito parecida com a que os planetas se formam ao redor de uma estrela. Mas elas foram puxadas para órbitas ao redor da galáxia central antes de suas semelhantes.
Uma vez ali, de acordo com as simulações do grupo, a gravidade da galáxia central e a pressão da coroa quente ao redor dela se combinaram e acabaram expulsando a maior parte do gás tremeluzente das galáxias menores. Apenas algumas estrelas remanescentes restaram em cada concentração de matéria escura correspondente às galáxias menores. A radiação ultravioleta, que permeava o Universo naquela época, teria aquecido o gás visível das esferoidais, diminuindo sua atração pelas galáxias pequenas e portanto facilitando seu escape, relata o grupo. Este é o primeiro modelo a explicar por que as esferoidais são ao mesmo tempo escuras e próximas a galáxias maiores.

Nenhum comentário: