quarta-feira, março 21, 2007

Descobrimento da Austrália

Um mapa náutico do século XVI prova que os marinheiros portugueses, não os britânicos nem holandeses, foram os primeiros europeus a descobrir a Austrália. A hipótese é defendida num novo livro editado no país que detalha a descoberta secreta do continente australiano.

O livro "Beyond Capricorn" (Além de Capricórnio) de australiano Peter Trickett diz que o mapa, que marca locais geográficos de forma acurada em português ao longo da costa leste da Austrália, prova que o navegante português Cristovão de Mendonça liderou uma frota de quatro navios até a Baía de Botany em 1522 -- quase 250 anos antes da chegada do capitão britânico James Cook.

O autor disse que quando viu o pequeno mapa reconheceu todas as baías e cabos da Baía de Botany em Sydney -- o local onde Cook reivindicou a Austrália para a Grã-Bretanha em 1770.

Trickett diz ter encontrado o mapa por acaso, enquanto folheava livros de história numa biblioteca de Canberra, há oito . Ele disse que a livraria tinha uma reprodução do Atlas Vallard, uma coleção de 15 mapas feitos à mão completados até 1545 na França. Os mapas representavam o mundo como ele era conhecido na época.

Dois dos mapas chamados "Terra Java" tinham uma similaridade notável com a costa leste australiana. Ele pensou que os cartógrafos haviam feito os mapas de Vallard alinhando erradamente dois mapas portugueses dos quais copiavam. É aceito que cartógrafos franceses tenham usado mapas adquiridos ilegalmente de Portugal e de embarcações portuguesas que foram capturadas, disse o autor.

Usando um computador, Trickett fez uma rotação de 90 graus da parte sul do mapa de Vallard para produzir um mapa que representa acuradamente a costa leste da Austrália.

Trickett acredita que os mapas originais foram feitos por Mendonça, que saiu de Portugal com quatro navios em uma missão secreta para descobrir a "Ilha do Ouro" de Marco Pólo, no sul de Java.

Um comentário:

dns disse...

chocante!!! quer dizer que os portugueses tiveram a oportunidade de ter uma colonia mais longe ainda do que o brasil? mas vai gostar de navegar assim hein....