quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Lençois de Prata

Cientistas britânicos vão testar lençóis e pijamas feito de um tecido que contém prata como uma arma contra infecções hospitalares.
O tecido, criado especialmente para este projeto, vai ser usado no Hospital Lister, na cidade inglesa de Stevenage, durante um ano.
A idéia é combater infecções, especialmente as causadas por estafilococos aureus, resistentes à meticilina (MRSA na sigla em inglês).
A bactéria vive na pele de pessoas saudáveis sem causar qualquer problema, mas pode provocar uma infecção séria ao cair na corrente sangüínea.

A prata é conhecida por ser um agente contra infecção muito eficiente e seguro. O material já é usado em curativos médicos e máquinas de lavar. Portanto, os pijamas e os lençóis contendo prata parecem ser o próximo passo para os cientistas.

Mais de 300 pessoas que testaram positivo para a presença de MRSA em sua pele serão recrutadas para os testes, que têm início neste mês.
Uma metade usará pijamas e roupas de cama forrados com prata, a outra receberá pijamas e lençóis comuns.
Os resultados serão comparados para que os pesquisadores verifiquem se houve uma diminuição na quantidade de bactérias encontradas na pele dos voluntários que usaram as roupas contendo prata.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem interessante, não imaginava esse uso para a prata. Beijinhos!