sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Computação Quântica na próxima semana

Uma empresa canadense afirma que irá demonstrar um computador quântico comercial em Mountain View na próxima semana, ou seja, anos a frente do que os especialistas prevêem.

A empresa D-Wave, de Vancouver, diz ter construído um computador quântico de 16-qubits (a versão quântica de um bit), cada um deles capaz de codificar simultaneamente um 1 e um 0, ou seja, capaz de transportar mais informação e de resolver problemas mais rapidamente que um computador convencional.

As declarações da empresa encontraram ceticismo prático e matemático da comunidade de computação quântica, preocupada com a ultra-exposição da tecnologia.

Com apenas 16 qubits, o dispositivo, batisado de Orion, não teria capacidade de fatorar números grandes, o segredo da criptografia. As empresas de tecnologia de informação temem que a chegada da computação quântica torne obsoleta a técnica atual de encriptação de dados.

A empresa prevê lançar um computador de 1000 qubits em 2008. Em breve será possível saber se as afirmações são sérias ou não.

Nenhum comentário: