quinta-feira, dezembro 21, 2006

O lugar mais chuvoso do Brasil

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) identificaram a cidade mais chuvosa do Brasil: o município de Calçoene, no Amapá, com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros.

Um pesquisador da área de Agrometeorologia da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG), analisou séries históricas de chuvas em mais de 400 estações na Amazônia, elaborando um novo mapa da precipitação na região. Além de indicar o local mais chuvoso, o estudo revelou uma notável variação nos padrões de distribuição das chuvas.

Segundo o pesquisador, dados anteriores indicavam a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, como o local mais chuvoso do país, com uma precipitação média anual de 3.600 mm. O município amapaense, no entanto, já chegou a 7 mil mm, no ano 2000. A precipitação é três vezes maior que na cidade de São Paulo, por exemplo.

A falta de dados de registros históricos consistentes e de longa duração limitou os estudos anteriores. Com a criação da Agência Nacional das Águas (Ana), em 2000, foram organizados bancos de dados contendo milhares de séries históricas em todos os estados da Federação.

O município amapaense, de sete mil habitantes, situa-se na microrregião do Oiapoque e é conhecido por abrigar um sítio arqueológico pré-colombiano formado por 127 granitos megalíticos alinhados de forma circular. A construção, conhecida popularmente como o stonehenge amazônico, ainda não foi datada pelos arqueólogos. Acredita-se que pode se tratar de um local de observação astronômica ou rituais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Chove mais em Calçoene do que na Terra da Garoa, veja só. Os pobres dos sete mil habitantes não devem saber o que fazer com tanta chuva. Mudando de assunto, há algum tempo li uma reportagem muito interessante, acho que sobre esse sítio arqueológico que você menciona. Vou procurar pra você. Beijinhos.

Anônimo disse...

Vocês têm certeza que chove mais que em Joinville/SC?
Neste novembro de 2008, que deu toda a tragedia em SC, choveu 911mm até dia 25/11... isso não é um recorde?

Parece que Noé está escondido em algum lugar de Joinville ;/