terça-feira, dezembro 19, 2006

Intercâmbio para futuros Engenheiros

Estão abertas as inscrições para o programa de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Engenheiros (CDEFI). A data-limite para o encaminhamento de propostas é 10 de fevereiro de 2007

O objetivo é consolidar a cooperação bilateral por meio de parcerias universitárias nas diferentes especialidades das engenharias, de modo a favorecer o intercâmbio de estudantes de graduação, aproximar as estruturas curriculares nas áreas abrangidas pelas parcerias e criar novas metodologias de ensino nos dois países.

Incentivar a aprendizagem do idioma do país parceiro e outros aspectos interculturais relevantes para a formação do profissional, frente às demandas do mercado de trabalho, é outro objetivo do convênio. Cada proposta poderá envolver até duas instituições brasileiras em missões de estudo e de trabalho, sendo que cada projeto terá duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

As missões de estudo incluem benefícios como bolsa mensal e passagem aérea, enquanto as missões de trabalho contarão com apoio financeiro de duas viagens internacionais de curta duração, com diárias e auxílio para passagens aéreas.

O projeto receberá o montante anual de até R$120 mil para financiamento das missões de estudo e de trabalho. De acordo com a Capes, de 2002 a 2006, o programa teve 477 estudantes brasileiros beneficiados com o intercâmbio.
Mais informações: www.capes.gov.br/capes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bacana você postar dicas assim no blog. Parabéns! =) Beijinhos.