sexta-feira, novembro 24, 2006

Golfe Espacial

O cosmonauta russo Mikhail Tyurin entrou para a história do golfe nesta quarta-feira, ao acertar uma tacada durante uma caminhada espacial no lado de fora da Estação Espacial Internacional.
Para a jogada, Tyurin utilizou uma bolinha leve, um suporte para jogadas de golfe ("tee", em inglês) e um taco especial na parte de acoplagem da estação.

Os patrocinadores comerciais da tacada esperam que a bolinha gire ao redor da terra por três anos, fazendo desta a mais longa tacada da história. No entanto, a Nasa acredita que é mais provável que dentro de três dias a bola caia na atmosfera e pegue fogo.

A jogada faz parte de um esforço da Rússia para levantar fundos para seu empobrecido programa espacial. A rede de restaurantes Pizza Hut já colocou seu logotipo em um foguete, e turistas espaciais pagaram grandes somas para serem levados à estação.


A Nasa atrasou por meses a proeza, para poder avaliar se a bolinha não seria atraída de volta à estação espacial, podendo causar algum prejuízo. Apesar de a jogada de Tyurin representar um provável recorde em termos de distância, ela não é a primeira tacada de golfe no espaço. Em 1971, o astronauta americano Alan Shepard, da missão Apollo 14, acertou uma tacada de golfe na superfície da Lua. Segundo ele, a bola viajou por "milhas e milhas" no ambiente de baixa gravidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você sabe o que aconteceu com a bolinha de golfe? Será que pegou fogo? Deve ter sido emocionante dar uma tacada de golfe na superfície da Lua e, com as crateras, nem precisa fazer os buraquinhos. =) Beijinhos.