sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Casa Ecológica

Uma casa que, no lugar de tijolos, tem uma estrutura de bambus envolta em uma argamassa elaborada com raspas dessa planta e de pneus. Pode parecer inusitado, mas construções desse tipo já existem e podem ser até mais resistentes que as convencionais. Além das vantagens ecológicas, essas casas têm custo de produção reduzido e seu processo de construção é muito mais rápido.
O bambu, além de ser abundante no Brasil, tem resistência mecânica bastante elevada e, por isso, pôde ser usado na construção. Essa resistência foi comprovada com a realização de testes pelo Laboratório de Materiais da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O material já é utilizado em construções em vários países do mundo, como a Colômbia, a China, a Índia e alguns da África. Outra vantagem do bambu é que se trata de um material renovável e, quando podado, cresce de novo em um ritmo bastante acelerado.

O uso de pneus também contribui para o aspecto ecológico dessa nova argamassa. Por ser um material pouco degradável, seu destino após o descarte ainda é um problema. A possibilidade de reutilizá-lo na fabricação de casas poderia ajudar a solucionar a questão. Além disso, as raspas de pneu aumentam a quantidade de látex presente na argamassa. Assim, a nova casa se torna termoacústica, ou seja, não deixa passar muito barulho através de suas paredes ao mesmo tempo em que se mantém fresca quando a temperatura está quente ou aquecida quando a temperatura está fria. Outra propriedade do látex é tornar a argamassa hidrofóbica, isto é, dificilmente ela será atacada pela umidade e infiltração.

Para difundir a tecnologia, foram construídas duas casas de 50 m² para habitação no município de Três Rios (Rio de Janeiro) e uma em Maceió (Alagoas), com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A construção, que geralmente leva de três a quatro meses, durou apenas dez dias até sua finalização.

145 comentários: